domingo, 14 de novembro de 2010

Dízimo - Expressão de Compromisso e Transformação (1)

Na vida partilhamos tudo: a casa com nossa família; o transporte, com outras pessoas; as nossas opiniões, com amigos... O conceito de partilha está ligado ao conceito de divisão. Partilhar é fazer a divisão de alguma coisa. Partilhar é dividir. E dividir tem o significado de tirar uma parte do que se tem.
Entretanto, para os católicos o significado é diferente: partilhar não é dividir, mas somar, não é diminuir, mas aumentar, não é perder, mas ganhar. Partilhar é, antes de tudo, um gesto de amor.
Amor ao próximo e amor a Jesus que, com um milagre, partilhou o pouco que se tinha – 5 pães e 2 peixes trazidos por um menino – com milhares de pessoas, alimentando-as em pleno deserto quando não existia mais comida e mostrando, na prática, como a partilha não divide, mas multiplica. Como o pouco, dado com amor, se transforma em muito.


João 6, 1-13 relata esse episódio:

“Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.”

Os cinco pães e os dois peixes oferecidos pelo menino e divididos por Jesus entre a multidão são representados, hoje, pelo gesto de oferta e partilha repetido em nossas comunidades: o Dízimo.
É por isso que o Dízimo representa, para todos os católicos, a EXPRESSÃO DE COMPROMISSO E TRANSFORMAÇÃO, no sentido de prover a necessidade de muitos com as ofertas de todos.
        
Partilhe seu amor e comprometa-se com sua comunidade tornando-se um dizimista.
Procure um agente da
Pastoral do Dízimo de sua Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário