Pastorais

ACOLHIDA - A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir bem na Santa Missa e encontros, estando à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia.

A Pastoral da Acolhida começou os seus trabalhos na Paróquia Cristo Libertador em 2006 a partir da necessidade de acolher bem os fiéis participantes da Santa Missa.

COORDENADORA - TONINHA



APOSTOLADO DA ORAÇÃO -  O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo.  Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:

  • Participação vital no Mistério Eucarístico;
  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo;
  • Preocupação de sentir com a Igreja.
  • Assídua oração apostólica;
  • Amor e devoção a Nossa Senhora.
COORDENADORA - CLARINDA

MISSAS: Toda 1ª sexta-feira do mês às 20:00 horas


BATISMO - O Batismo é o nascimento.  Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus.  Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

COORDENADOR - ALAN



CANTO - Canto coral é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela. Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins.

MANHÃ - Ademir e Claudia 
NOITE - Amauri e Angela



CATEQUESE - A catequese sobre a criação se reveste de uma importância capital.  Ela diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã, pois explicita a resposta da fé cristã à pergunta elementar feita pelos homens de todas as épocas: "De onde viemos?" "Para onde vamos?" "Qual é a nossa origem?" "Qual é o nosso fim?" "De onde vem e para onde vai tudo o que existe?".  As duas questões, a da origem e a do fim, são inseparáveis.  São decisivas para o sentido e a orientação de nossa vida e de nosso agir.

COORDENADORA - ROSANA



CONSELHO ECONÔMICO - O Conselho Econômico Paroquial é obrigatório e deve existir em todas as Paróquias.  É um órgão de natureza consultiva e sua razão de ser é auxiliar o Pároco ou o Administrador Paroquial na gestão dos bens temporais da Igreja, com a competência de opinar e dar pareceres relativos a todos os assuntos de natureza patrimonial, econômica, financeira ou administrativa no âmbito da Comunidade Paroquial.

COORDENADOR - PADRE TCHÊ



COROINHAS - Você é chamado a ser coroinha” – Não é uma escolha pessoal apenas.  É uma proposta de Deus que o chama através de sua comunidade.

SER COROINHA NÃO É UM PRIVILÉGIO....É UM SERVIÇO...É UM MINISTÉRIO !!!

Veja algumas atitudes que são necessárias ao coroinha:

COORDENADORA - ROSEMEIRE


CRISMA - Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo). Também conhecido como confirmação, é feito quando a pessoa já tem consciência plena e decide confirmar a sua adesão á Igreja. Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmados, invocado o Espírito Santo, e os unge com óleo.


COORDENADORA - ANGELA



DÍZIMO - Antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro.  A Bíblia diz em Provérbios 3:9 - “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.”
 Que parte do nosso salário pertence a Deus?.  A Bíblia diz em Levítico 27:30 - “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.”

COORDENADORA - ANA


Escala e Reunião


GRUPO DE ORAÇÃO - O principal objetivo do Grupo de Oração é contribuir efetivamente para um conhecimento e uma vivência mais profunda da Espiritualidade, aberto a todos; leigos, consagrados e iniciantes, que ao Grupo se queiram juntar.  A finalidade primária do Grupo é divulgar e aplicar na prática a nossa espiritualidade.
O Grupo se reúne todas as quintas-feiras às 20:00 hs.

COORDENADORA - ALDA



GRUPO DE RUA - É a presença da Igreja nas casas, a Igreja "de casa em casa".  Em momentos específicos, com a Novena de Natal e a Campanha da Fraternidade, esses grupos se multiplicam, levando a mensagem de Jesus Cristo a muitos lares.
 A partir das reuniões nas casas, esses grupos vão se fortalecendo e, além da Palavra de Deus, têm levado ajuda material e espiritual a muitas pessoas, assim com o auxiliado também os vários trabalhos existentes na Comunidade.

COORDENADORA - ILDA



JOVENS - A Pastoral da Juventude nasce quando você entra para o grupo de jovens.  O grupo de jovens é o ponto de partida desta história.  Ele é o ponto de partida, se não for um grupo isolado.  Pastoral da Juventude é a teia que une os grupos de jovens de uma cidade, de uma região, de uma diocese ou do Brasil e, ainda, de toda América Latina.

COORDENADOR - 



LEGIÃO DE MARIA - A pastoral da Legião de Maria é uma organização que visa levar Maria ao mundo.
 A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários.  A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.

COORDENADORA - DAISY



LIMPEZA - É uma pastoral formada pelas pessoas que voluntariamente se dedicam na questão da limpeza dos ambientes da Igreja ou Capela, sempre em comunhão com o Conselho da Comunidade.

COORDENADORA - DAISY



LITURGIA - O LUGAR DA LITURGIA NA IGREJA – “Vamos partir de uma constatação: nenhuma comunidade cristã vive sem a celebração da Liturgia.  Por isso a Liturgia é fonte e cume das atividades da comunidade, da Igreja (cf. SC 10)
 O QUE É A PASTORAL DA LITURGIA? – Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.

COORDENADORA - VERA 



MÃE RAINHA - A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é um apostolado animado e coordenado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt a serviço da Igreja.
 Consiste na visita regular da imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias, escolas, hospitais e a todos os lugares onde famílias ou pessoas individualmente a recebem.

COORDENADORA - IRENE



MANUTENÇÃO E ZELADORIA - O objetivo de criar espaço e ambiente agradável, acolhedor, respeitoso que leve os fieis á oração, ao silêncio, com vontade de celebrar a vida.  Formada para manter a Igreja em ordem, reformar quando necessário dentro e fora da Igreja, manutenção dos equipamentos de som, ligar o sistema de som nos eventos litúrgicos e festas, ornamentação e manutenção da sacristia.

COORDENADOR - NELSON


Saiba mais


MINISTROS - O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

COORDENADOR - TONINHO






NOIVOS - Todas as pessoas querem ser felizes e no casamento, os casais procuram conquistar a felicidade. Para isso é necessário que estejam preparados para se casar. A Igreja, preocupada com a família, procura por meio de encontros, fazer com que os noivos reflitam sobre a melhor maneira de encontrar a felicidade e a harmonia no casamento. Esta preparação deve proporcionar aos noivos, um melhor conhecimento do valor do matrimônio cristão, das suas exigências e seus compromissos, fazendo um aprofundamento da dignidade e santidade do matrimônio e da vida matrimonial.



COORDENADOR - FABIANO E ALESSANDRA





PASTORAL DA CRIANÇA - A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

COORDENADORA - ANTONIA



PASTORAL DA SAÚDE - A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

COORDENADORA - ANTONIA



Missas e Reuniões




PERSEVERANÇA - A Pastoral da Perseverança é um grupo constituinte do Ministério da Catequese, formado por crianças e adolescentes que já fizeram a Primeira Eucaristia, e que se preparam para receber o sacramento do Crisma.

COORDENADORAS - ANA E JULIANA