sábado, 28 de abril de 2012

111ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo - dia 6 de maio


O que é uma Romaria?
A Romaria é uma peregrinação religiosa empreendida por motivos religiosos a um santuário, a um lugar sagrado, onde as pessoas vão pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer a Deus. O nome é uma referência a Roma, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usado para classificar especialmente peregrinações católicas.
Em toda a História da Igreja Católica as peregrinações constituíram sempre expressões de grande fervor religioso. As primeiras peregrinações do cristianismo datam do século IV, e tinham por destino a Terra Santa. Depois começaram a estender-se a locais onde estavam enterrados santos, apóstolos, mártires, ou ainda a locais marcados por aparições da Santíssima Virgem Maria.

O sentido bíblico das peregrinações
Na Bíblia não encontramos a palavra "romaria" e sim a palavra "peregrinação".
A peregrinação é uma atitude bíblica. No livro do Êxodo, encontramos o povo que caminha ruma à Terra Prometida. Caminhada de esperança, de louvor e de libertação, na presença de Deus.
No Livro dos Salmos, encontramos os cânticos entoados pelo Povo de Deus, quando peregrinava em direção a Jerusalém.
No Novo Testamento, Maria e José peregrinavam a Jerusalém todos os anos, na Festa da Páscoa.
As peregrinações são expressões do Povo de Deus, que caminha com fé, motivado pelo encontro com o Senhor Deus.

O por que de uma Romaria?
A Romaria proporciona aos cristãos momentos de diálogo mais íntimo com o Pai, e oportunidade de rezar pelas necessidades de toda a humanidade.
As pessoas que participam de romaria voltam mais amáveis, mais alegres, mais dispostas a ajudar os irmãos, a se confraternizar com eles, a viver a solidariedade e se comprometer com a evangelização.
Em romaria iremos à Basílica de Aparecida, para rezar por toda nossa Arquidiocese de São Paulo, para que seja uma Igreja em estado permanente de missão na cidade de São Paulo, sinal e testemunho do amor de Jesus Cristo para todas as pessoas.

E você, vai ficar de fora? Participe também! Seja um romeiro (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário