quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

A palavra Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”.
É uma festa em que se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.
A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Esta é uma festa de ‘preceito’, isso significa que para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.
Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
A comemoração possui tradições que são cumpridas todos os anos na época da festa.
Uma das tradições é a procissão. Na véspera de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes artesanais por onde as procissões vão passar.
Os tapetes usados são feitos de materiais como: palha, flores, pó, serragem colorida, sementes, tampinhas de refrigerantes encapadas com papéis coloridos entre outras coisas.
Para que a Santa Hóstia seja adorada de uma forma visível pelos fiéis, pois é o próprio Jesus Vivo em Corpo e Sangue, Alma e Divindade a Igreja a coloca dentro de um ostensório e a leva em procissão pelas ruas das cidades.
É por isso que acontece a procissão de Corpus Christi, onde se dá um destaque especial à Eucaristia.
Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.
Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.
É uma festa muito bonita e que todos os fiéis seguem com muita devoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário