terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia dos Povos Indígenas

O dia 19 de abril é consagrado como o dia dos povos indígenas e de sua consciência.
É preciso deixar de lado o folclore exterior que rodeia esta data para tirar de nosso entendimento e de nossas atitudes muitos preconceitos e pensamentos racistas que continuam excluindo os primeiros habitantes do Brasil e os relegam as margens do mundo “moderno”.
Superar 500 anos de colonização e dominação é um ato que deve reler nossa historia e reescrevê-la para apresentar a verdade sobre os massacres que foram operados e reconhecer a riqueza que nos vem dos numerosos povos indígenas, suas tradições, suas línguas, sua compreensão do mundo, da vida.
Escrevia Dom Pedro Casaldaliga: “Só quando esse nosso pais reconhecer sua identidade multicultural, multiétnica, poderemos falar realmente de sermos uma nação democrática” .
Refletir sobre os povos indígenas é mais do que lamentar só povos desaparecidos, a opressão, a violência, a condição de miséria e exclusão. Esta reflexão convida a relembrar a histórica luta de resistência dos povos indígenas ao longo destes cinco séculos, a resistência e a esperança dos povos negros, forçados a fazer do Brasil a sua pátria, dos imigrantes pobres que trouxeram em sua bagagem os sonhos de uma vida nova em uma terra farta e livre. É fortalecer os fios que tecem a rede da solidariedade cotidiana, que se manifesta na prática de todos, e no apoio a causa dos oprimidos. 
Em 2002, a Igreja Católica refletiu esse assunto na Campanha da Fraternidade, que teve como tema: "Fraternidade e Povos Indígenas"; e lema: "Por uma terra sem males".


Nenhum comentário:

Postar um comentário